Formação e organização sindical

Deliberado pelo 9º congresso da FETAEMG e amplamente discutido no Planejamento Estratégico Situacional dos formadores sindicais da federação, o processo formativo e sindical desenvolvido em Minas Gerais tem como objetivo principal:

Contribuir na formação política de seus dirigentes/assessores, realizando e fomentando atividades formativas que visem o esclarecimento da importância da defesa de Classe; na luta por melhores condições de vida no Campo; na Luta para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; no fortalecimento do movimento sindical do Campo; na organização do movimento sindical do Campo.

Videografia da Formação:


Série de vídeos sobre a Reforma Trabalhista:

 

A classe operária vai ao paraíso

Lulu Massa (Gian Maria Volonté) é um trabalhador exemplar, dedicado e admirado por seus chefes pelo trabalho bem feito, mas detestado pelos demais funcionários. Por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, o sindicato decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Lulu decide não se envolver com o movimento político até o momento em que sofre um acidente com uma das máquinas, o que lhe custa um dedo. Com o descaso de seus patrões com o acidente ele decide participar dos grupos revolucionários. 

Ratolândia

A fábula Mouseland (em português: “Ratolândia”) foi inicialmente contada por Clarence Gillis e mais tarde popularizada em discurso por Tommy Douglas, político canadiano. A fábula expressava a visão de que o sistema político canadiano estava viciado. Na fábula, os ratos (o povo canadiano) votavam nos gatos negros (Partido Progressivo Conservador) e depois de algum tempo descobriam o quão difícil suas vidas eram. Depois votavam nos gatos brancos (Partido Liberal) e assim ficavam alternando entre os dois partidos. Um dos ratos tem então a ideia de que os ratos deveriam formar seu próprio governo…

Ética x Moral – Terezinha Rios

Referencial teórico

Marx e Engels em suas obras clássicas contribuem para um pensamento político pedagógico e apontam que a pratica formativa deve considerar a capacidade revolucionaria dos trabalhadores e trabalhadoras.

A Formação e organização sindical da FETAEMG pressupõe que a classe dominante construiu e constrói cotidianamente elementos teóricos que respaldem sua hegemonia na sociedade, exercendo através de seus intelectuais orgânicos, a função de legitimar seus interesses, afinados com sua leitura de mundo e sua concepção de dominação, como se observa nos estudos de Marx e Engels, onde afirmam: “Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, o pensamento dominante (1845). ”

Portanto, se faz necessário aprofundarmos nas concepções de mundo, com visão contra hegemônica, fazendo constar a opinião da classe trabalhadora. “[…] fazer pensar concretamente, transformar, homogeneizar de acordo com um processo de desenvolvimento orgânico que conduza do simples senso comum ao pensamento coerente e sistemático” (GRAMSCI, 2001a, p. 201).

A abordagem histórico cultural para a educação leva em conta a atividade humana (vida concreta), tendo na atividade dos trabalhadores e trabalhadoras, seu trabalho, um determinante para a formação de sua consciência. Cabe aos formadores sindicais fomentar o debate que coloque em destaque as relações capital X trabalho, suas formas de dominação e as possiblidades de superação desta relação.

Ações

A FETAEMG estimula os dirigentes sindicais e funcionários do MSTTR a busca por conhecimentos, para melhor defender os trabalhadores e trabalhadoras rurais, desta forma desenvolvem seu projeto de Formação Política Sindical. Em dezembro de 2015, contribuiu com a formação de 50 Formadores/Educadores num curso de 224h.

Estes formadores, com a tarefa de levar a formação à base, implementam ações de formação em seus respectivos polos regionais, garantindo assim um amplo debate e a contextualização das suas especificidades, como, o debate geracional, gênero, étnicos, sucessão rural, entre outras bandeiras do movimento sindical do campo.

Neste sentido, a formação sindical é uma das estratégias de enfrentamento a qualquer processo que precarize as condições do trabalho no campo.

FORMAR É TRANSFORMAR!

Ainda tem alguma dúvida?

Preencha os dados no formulário que em breve nossa equipe retornará.

Ainda tem alguma dúvida?