Jornada Formativa de MG: Gestão dos Sindicatos

FINAL 10


A Jornada Formativa de Minas Gerais encerra 2021 com relevantes debates e já se papara para o novo ano. Ainda no formato virtual, aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro, mais uma etapa da Jornada Formativa no estado, ação resultado da parceria FETAEMG e a Escola Nacional de Formação (ENFOC).

Tendo como referência a campanha nacional “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo, os debates acontecem em todos os estados do Brasil, sempre com a participação de convidados especiais, que abordam os temas do momento, de relevância para o Movimento Sindical e para Agricultura Familiar.

Dessa vez os convidados foram o presidente da FETAEMG e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, o Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto, do assessor da nossa Confederação, Antenor Lima, Kátia Gaivoto, representando a CTB, além dos diretores da nossa Federação. Os participantes de Minas Gerais nessa etapa dos trabalhos são do Alto Jequitinhonha, Mucuri, Baixo/Médio Jequitinhonha, Alto Rio Doce, Rio Doce e Leste, Norte de Minas, Triângulo, Noroeste, Grande BH, Zona da Mata e Sul de Minas.

Com o tema: O que é preciso para que o Sindicato tenha uma gestão política, administrativa e financeira eficiente? (Jornada Política Administrativa Sindical), os participantes trataram as particularidades da luta na base, no dia a dia dos sindicatos, e as ações no âmbito político, no estado e em especial, com a participação do deputado Vilson da Fetaemg, da articulação no Congresso Nacional.

“Os desafios são crescentes, não param, devem ser tratados na base, mas também nos bastidores e continuaremos firmes. Que tenhamos maturidade para escolhermos os nossos representantes em todas as esferas de representação, pois o amanhã vai depender das nossas decisões na escolha daqueles que falarão por nós,” pontua o presidente Vilson.

A ENFOC trabalha ainda em seu treinamento o estimulo ao desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

Aperfeiçoar para avançar!

0
0
0
s2sdefault