Formação e Organização Sindical

FINAL 10

Jornada Formativa de MG: Gestão dos Sindicatos



A Jornada Formativa de Minas Gerais encerra 2021 com relevantes debates e já se papara para o novo ano. Ainda no formato virtual, aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro, mais uma etapa da Jornada Formativa no estado, ação resultado da parceria FETAEMG e a Escola Nacional de Formação (ENFOC).

Tendo como referência a campanha nacional “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo, os debates acontecem em todos os estados do Brasil, sempre com a participação de convidados especiais, que abordam os temas do momento, de relevância para o Movimento Sindical e para Agricultura Familiar.

Dessa vez os convidados foram o presidente da FETAEMG e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, o Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto, do assessor da nossa Confederação, Antenor Lima, Kátia Gaivoto, representando a CTB, além dos diretores da nossa Federação. Os participantes de Minas Gerais nessa etapa dos trabalhos são do Alto Jequitinhonha, Mucuri, Baixo/Médio Jequitinhonha, Alto Rio Doce, Rio Doce e Leste, Norte de Minas, Triângulo, Noroeste, Grande BH, Zona da Mata e Sul de Minas.

Com o tema: O que é preciso para que o Sindicato tenha uma gestão política, administrativa e financeira eficiente? (Jornada Política Administrativa Sindical), os participantes trataram as particularidades da luta na base, no dia a dia dos sindicatos, e as ações no âmbito político, no estado e em especial, com a participação do deputado Vilson da Fetaemg, da articulação no Congresso Nacional.

“Os desafios são crescentes, não param, devem ser tratados na base, mas também nos bastidores e continuaremos firmes. Que tenhamos maturidade para escolhermos os nossos representantes em todas as esferas de representação, pois o amanhã vai depender das nossas decisões na escolha daqueles que falarão por nós,” pontua o presidente Vilson.

A ENFOC trabalha ainda em seu treinamento o estimulo ao desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

Aperfeiçoar para avançar!

0
0
0
s2sdefault
JORNADA 1

Jornada Formativa MG: dois dias de aprendizado e inteiração


No formato virtual, aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro a Jornada Formativa de Minas Gerais. A ação é uma parceria FETAEMG e a Escola Nacional de Formação (ENFOC), com atividades direcionadas à campanha nacional “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso, além de temas de interesse local, identificadas durante os encontros.

Com a contribuição do presidente da FETAEMG e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto, e dos assessores do departamento de Políticas Sociais de nossa Confederação, Antônio Larcerda e Júnior Pontes, os trabalhos contaram com mais de 400 participantes.

“É chegada a hora de aperfeiçoarmos as nossas ações, é preciso refletir sobre a infinidade de reuniões que realizamos e participamos com limitados ou nenhum encaminhamento de fato. Digo referente a inúmeros movimentos ou coletivos, precisamos repensar nossa atuação e reaprendermos a agir com eficiência em prol da nossa categoria, a luta não pode parar,” pontuou o jovem Edson de Souza Santos, morado do Vale do Mucuri.

“Precisamos fazer uso da tecnologia ao nosso favor, vivi tempos onde nossa luta na defesa do nosso povo do campo era sofrida, é andando de sol a sol, era no campo, com limitado apoio e ainda assim conquistamos aquilo que hoje os jovens usufruem, em especial precisamos manter a união e o entendimento de juntos seremos sempre mais fortes,” exaltou o Presidente Vilson.

Aperfeiçoar o debate sobre concepção sindical; identidade camponesa, de gênero e geração étnico-racial; campo; desenvolvimento; modos de produção; políticas públicas e inclusão social; democracia e participação cidadã; organização sindical; e ação político-sindical.

A ENFOC trabalha ainda em seu treinamento o estimulo ao desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

As ações acontecem em todos os estados do Brasil, sempre com a parceria Enfoc e Federações, em que os participantes contribuem compartilhando aspectos da realidade local, formulando coletivamente proposições a serem encaminhadas com o apoio das Federações, Enfoc e Contag.

A luta não vai parar!

0
0
0
s2sdefault
JORNADA 6

Mais de 400 participantes reunidos no primeiro encontro da Jornada Formativa – MG

Aconteceu nessa sexta-feira, 01, no formato virtual, a 1ª etapa da Jornada Formativa de MG e o tema escolhido para o primeiro encontro foi: O que é trabalho de base?

Aconteceu nessa sexta-feira, 01, no formato virtual, a 1ª etapa da Jornada Formativa de MG e o tema escolhido para o primeiro encontro foi: O que é trabalho de base?

A parceria FETAEMG e a Escola Nacional de Formação (ENFOC), com atividades direcionadas às campanhas nacionais “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso, fizeram parte do conteúdo abordado.

O presidente da Fetaemg e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, e o Educador Popular, Ranulfo Peloso, foram os convidados desse primeiro encontro. “Nós da Agricultura Familiar de Minas Gerais somos milhões e unidos podemos muito, para isso é importante o entendimento de que a nossa força vem do coletivo e é sobre isso que também falaremos aqui,” pontuou o presidente Vilson.

Estão entre os objetivos do treinamento qualificar o debate sobre concepção sindical; identidade camponesa, de gênero e geração étnico-racial; campo; desenvolvimento; modos de produção; políticas públicas e inclusão social; democracia e participação cidadã; organização sindical; e ação político-sindical.

A luta continua!

0
0
0
s2sdefault