Treinamento sobre DAP E CAF no Leste de Minas

Treinamento sobre DAP E CAF no Leste de Minas
1 mês atrás

A portaria 174 do MAPA/COCAF prorrogou o Sistema que emite DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF somente até o dia 31 de outubro de 2022.

Faltando duas semanas para acontecer a substituição definitiva da Declaração de Aptidão ao PRONAF-DAP pelo Cadastro da Agricultura Familiar-CAF, a Fetaemg, por meio do seu departamento de Política Agrícola e Cooperativismo, reuniu nessa quinta-feira (13) representantes dos sindicatos da região Leste de Minas, em Manhuaçu, para tratar as referidas inovações.

O objetivo principal dos encontros é tratar com os presentes sobre a implantação e operacionalização do Cadastro da Agricultura Familiar-CAF, como forma de aperfeiçoar a representação sindical junto as bases.

Ministraram e contribuíram para o bom andamento do treinamento os diretores da nossa Federação Marcos Vinicius Dias Nunes e Paulo da Natividade, além dos assessores da nossa Federação.

A implementação do CAF será gradativa, de forma a garantir que não ocorra a interrupção do acesso dos agricultores familiares às políticas públicas do governo federal. Os beneficiários que possuem DAP válida podem ficar tranquilos, pois à medida que as DAPs vigentes perderem a validade, novas inscrições serão emitidas por meio do CAF. Não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP.  Somente os agricultores que não têm a DAP ativa precisarão buscar, a partir de 1º de novembro deste ano, à Rede CAF. Depois disso, a inscrição no CAF terá caráter permanente e a validade do registro será renovada a cada dois anos.

A luta continua!