O município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, sediou, nesta quinta-feira (24/07), o lançamento do Novo PronaCampo, a Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais e a Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais.

O lançamento do PronaCampo, pelo presidente Lula, inclui, lançado pelo presidente Lula, inclui o investimento de R$ 1,17 bilhão na construção de 249 novas escolas para populações indígenas e quilombolas, além de 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye’Kwana.
Minas Gerais também se destaca ao receber o primeiro Instituto Federal Quilombola do Brasil.
O diretor de Educação do Campo/Fetaemg, Lucas Martins, explica que essas iniciativas representam um passo decisivo para garantir o acesso da juventude rural, quilombola e indígena à educação pública de qualidade, respeitando suas raízes, identidades e territórios.
A diretora do Polo Regional da Fetaemg no Alto Jequitinhonha, Maria Aparecida Machado, ressalta que o lançamento do PronaCampo representa um grande avanço. “Como agricultora e quilombola, tive o privilégio de participar desse momento histórico, que para nós, representa a valorização da cultura quilombola “.
