Após passar pela aprovação da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural foi aprovado no Senado na última terça-feira (01/07), e segue agora para sanção do presidente Lula.
O objetivo do PL é integrar e articular as ações e programas governamentais voltados à sucessão familiar nas propriedades rurais e na garantia dos direitos fundamentais para promover a permanência da juventude no campo.
Lucas Martins, coordenador da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais/Fetaemg (CEJTTR), explica que a aprovação desse PL é fruto de uma grande construção coletiva. Os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as Federações e a Contag atuaram de forma firme e dedicada, juntamente com parlamentares comprometidos com a pauta, mostrando a importância dessa política para o futuro do campo e para a vida da juventude rural. “Essa conquista é um marco histórico para garantir condições dignas de permanência da juventude no campo, fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável em nossos territórios”, afirma.
