Diálogo para fortalecer a agricultura familiar mineira
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destacou algumas das principais dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar em Minas Gerais durante a visita da secretaria executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli. Entre elas, está a necessidade de ampliar a política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), permitindo que mais empresas especializadas ofereçam suporte aos agricultores para aprimorar suas práticas de cultivo.
Além disso, foram solicitadas melhorias na operacionalização do sistema de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), bem como a implantação de Quintais Produtivos na região sudeste, visando a promoção da autonomia social, econômica e política das mulheres rurais.

O presidente também reforçou a necessidade de atenção à reforma agrária, solicitando o apoio do MDA, no sentido de intermediar junto ao Incra Nacional para acelerar a resolução de demandas de acampados e assentados que estão represados há anos no estado.
Vilson explica que a visita foi uma oportunidade importante para mostrar a realidade da agricultura familiar mineira, apresentando seus anseios e necessidades e solicitando apoio para superar as dificuldades.
A secretaria informou que o governo vem trabalhando para organizar a produção dos agricultores familiares, facilitando o acesso ao CAF e às diversas políticas públicas voltadas ao segmento.
