FETAEMG Participa de Seminário Nacional sobre Sementes Crioulas em Brasília

FETAEMG Participa de Seminário Nacional sobre Sementes Crioulas em Brasília
9 meses atrás

A FETAEMG se juntou as demais Federações do sistema CONTAG e demais lideranças em Brasília nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília/DF, ao participar ativamente do Seminário Nacional sobre Sementes Crioulas para Aprofundamento e Construção de Estratégias. Oportunidade em que a nossa Federação destacou-se com exemplos práticos e contribuiu para fortalecer o diálogo essencial sobre a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais na agricultura familiar.

A definição de estratégias para o resgate, conservação e multiplicação das sementes crioulas, bem como a identificação e o fortalecimento dos bancos e casas de sementes nos diversos biomas brasileiros estiveram entre os objetivos do encontro.

O primeiro dia do evento foi marcado pelo apresentação do Painel “Agroecologia, sua importância para a conservação da biodiversidade e reprodução da vida”. No segundo dia, grupos de trabalho debateram temas como “Ameaças e medidas de proteção da biodiversidade,” “O papel das organizações e das pessoas no fortalecimento das sementes crioulas” e “Agriculturas familiares, sementes crioulas e produção de alimentos saudáveis.”

Minas Gerais foi representada por Marcos Vinícius, diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da FETAEMG, e da assessora do departamento, Adriana Nascimento, além das lideranças Valteir Soares Antunes, de Itinga, e Joeliza Aparecida de Brito Almeida, de Riacho dos Machados. “Ações como essa são essenciais para fortalecer a agroecologia em todo o país e, de várias maneiras, para fortalecer nossa Agricultura Familiar”, destacou Marcos Vinícius.