A capital federal sedia, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o 1º Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Com a participação da Fetaemg, o evento reúne estudantes, educadores, movimentos sociais, instituições e universidades públicas, com o objetivo de fortalecer uma formação conectada à realidade dos povos do campo.
De acordo com Lucas Martins, coordenador da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetaemg (CEJTTR) e responsável pela pasta de Educação do Campo, o encontro representa um marco histórico na luta por uma educação pública, de qualidade e com identidade voltada para os povos do campo.
“Ao debater questões agrárias, agroecologia, educação quilombola e novas tecnologias, o encontro reafirma o compromisso coletivo com a democratização do acesso ao conhecimento e com a construção de um projeto popular de educação que valorize os sujeitos do campo como protagonistas de suas histórias”, afirma.
Além de debater diretrizes e estratégias, o encontro também marca os 27 anos do Pronera, celebrando sua trajetória na promoção de uma educação de qualidade, voltada para os sujeitos do campo.
