Coletivo de Finanças, Formação, Jovens, Mulheres e o Conselho Deliberativo da Contag reunidos em Brasília

<strong>Coletivo de Finanças, Formação, Jovens, Mulheres e o Conselho Deliberativo da Contag reunidos em Brasília</strong>
2 meses atrás

Agenda intensa em Brasília, os coletivos de Finanças, Formação, Jovens,  Mulheres e o Conselho Deliberativo da CONTAG estiveram reunidos em Brasília de segunda-feira, 21 ao dia 23, para as últimas reuniões do ano sobre assuntos das referidas áreas, uma forma de já antecipar as ações para o ano de 2023 e fazer um balando das ações de 2022.

O Conselho Deliberativo da CONTAG contou com a presença de mais de 100 dirigentes sindicais das 27 Federações filiadas à Confederação, dentre estes vários parlamentares. “Vivemos um período de turbulência muito grande nos últimos anos, para além da pandemia, passamos um período em que o atual presidente fez de tudo para dificultar a vida não só da nossa categoria, podemos falar que trabalhou para prejudicar o Brasil, o presidente Lula por sua vez precisará do nosso apoio para a empreitada de reconstrução do Brasil,” pontuou ou presidente da Fetaemg e deputado federal, Vilson Luiz da Silva.

No início dos trabalhos do Conselho Deliberativo da CONTAG aconteceu a apresentação da programação; a aprovação da ata da assembleia geral extraordinária realizada em 1⁰ de setembro de 2022; a previsão orçamentária para 2023; o planejamento anual de atividades 2023 e a chamada para a 7ª Marcha das Margaridas e para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

COLETIVO DE FINANÇAS

Com o objetivo de construir estratégias de permitam aprimorar a organização e a gestão sindical, com eficácia e eficiência, de maneira contínua e sustentável, foi realizado o Encontro Nacional sobre Organização e Gestão Sindical. O encontro contou com profundos debates sobre a sustentabilidade político-financeira, sobre o Fundo de Amparo Social, oficinas de base, sobre o Curso de Formação em Organização e Gestão Sindical, entrega dos kits de equipamentos de informática, entre outros temas.

COLETIVO DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL 

A reunião reuniu os secretários e secretárias de Formação e Organização Sindical das Federações de todo o País e teve como objetivo fazer um balanço reflexivo do ano de 2022 considerando as aprendizagens e os desafios do contexto político-eleitoral; debater sobre a atualização da Política Nacional de Formação e do Itinerário Formativo da ENFOC; apresentar as atividades prioritárias previstas para 2023; e socializar levantamento sobre registro sindical no Brasil.

REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS 

A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) esteve reunida na Oficina Metodológica de Construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Foram debatidos e construídos o calendário das próximas atividades de formação, mobilização e planejamento, a matriz pedagógica, definição de compromissos sobre a infraestrutura, visita ao Pavilhão do Parque da Cidade, entre outras questões relacionadas ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023.

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO AMPLIADA DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2023

A última reunião do ano da Comissão Nacional de Mulheres e da Coordenação Ampliada da Marcha das Margaridas 2023 teve como objetivos a atualização da conjuntura identificando os seus impactos para a luta das mulheres e para a construção da Marcha das Margaridas 2023; socialização e pactuação dos acúmulos da construção da Marcha; realização de balanço político das ações desenvolvidas até 2022; e pactuação coletiva das estratégias de mobilização e realização da Marcha no próximo ano.

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Ao longo dos dois dias foram apresentados informes sobre os cursos Inovar (Plataforma AVAR), ); o INSS DIGITAL e Lei 14.438/2022; as publicações sobre a organização sindical e o mapa da situação do registro sindical do MSTTR; e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Foi aprovado por unanimidade a previsão orçamentária e o Planejamento anual para 2023, foi ainda reafirmação o compromisso com a realização dos duas grandes ações de massa para 2023: O 4º Festival Nacional da Juventude e 7ª Marcha das Margaridas. Além disso houve um importante debate sobre a atual conjuntura política do Brasil.  

Representaram a Fetaemg os diretores (as) Marilene Faustino, Pedro Mário, Maicon Vicente (suplente), Simone Alves de Araújo, Alaíde Bagetto, Bruno Freitas, Marcos Vinícius, Alicia Cardoso, Dênia Cristina Figueiredo e os assessores Cassiano Nolasco e Francisco Lima.

A luta continua!