Caminhada no DF marca o encerramento do Festival da Juventude Rural – “Mar de Jovens de Minas”

Caminhada no DF marca o encerramento do Festival da Juventude Rural – “Mar de Jovens de Minas”
1 ano atrás

No dia 27 de abril, a capital federal acordou ao som dos passos da juventude rural. Mais de 5 mil participantes do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, destes, cerca de 800 eram de Minas Gerais, marcharam em direção à majestosa Esplanada dos Ministérios. Empunhando faixas, trajando camisetas vibrantes, e entoando cantos, poemas e batuques, os jovens demonstraram sua vitalidade e força, percorrendo mais de seis quilômetros.

O evento contou com expressiva presença da juventude rural da Fetaemg, com representação de todas as regiões, destacando-se o protagonismo dos jovens mineiros em diversos espaços, tais como nos painéis, conferência livre da saúde, seção solene no congresso, bem como em diversas intervenções culturais.

O governo federal, em resposta à pauta entregue pela Juventude, apresentou proposições concretas, incluindo a proposta de reedição do Consórcio Social da Juventude Rural como um dos exemplos destacados.

  • “Participar do Festival da Juventude Rural pela primeira vez foi uma experiência excepcional, que nos proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas de diversas regiões e estados, compartilhar culturas e desfrutar de um encontro enriquecedor, pautado por temas de suma relevância para a nossa juventude do campo,” pontuou entusiasmada a jovem da cidade de Santa Fé de Minas, Laura Nunes.

Ao final da caminhada, em frente ao Congresso Nacional, foi realizado o ato político com falas de diversos parlamentares, representantes de organizações parceiras e demais autoridades.

  • “Nós, jovens rurais, representamos o futuro da nação. Todavia, este futuro pode estar comprometido se o presente não for devidamente considerado. Somos uma força de resistência que busca construir uma história de sucesso. Com orgulho, apresentamos os frutos de nossa jornada e o nosso quarto festival ilustra o nosso compromisso e dedicação ao campo e a missão que a nós foi confiada, valeu a luta, fica o legado.” Concluiu emocionado o coordenador da Juventude Rural da Fetaemg, Bruno Freitas.

Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo