Presidente da Fetaemg reforça necessidade de garantir a produção sustentável no campo
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou audiência pública, nesta terça-feira (19) para o lançamento do Plano Safra 2025/2026. O evento contou com a presença da secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, que apresentou os principais avanços do Pronaf em Minas Gerais nos últimos anos, além de destacar as principais linhas de crédito disponíveis.
Os participantes abordaram também o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). O foco foi nas contribuições do programa para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a promoção de sistemas de produção mais sustentáveis.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, assinou, juntamente com representantes do governo e de outras entidades, o Termo de Pactuação da Agricultura Familiar e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de compra com doação simultânea. A iniciativa visa incentivar a produção sustentável com a produção de alimentos saudáveis.
Vilson reforçou a importância de promover uma produção agrícola sustentável, com a redução do uso de agrotóxicos. “Quando fui deputado na Câmara Federal, fui autor do projeto de lei que incentiva o uso de defensivos biológicos, defendendo a pesquisa, a ciência e a tecnologia para proteger a saúde do trabalhador e do consumidor”, afirmou.
