Fetaemg participa de campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

11 anos atrás

Por meio de sua Coordenação Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, a Fetaemg participou em Montes Claros do lançamento da campanha pelo “Fim da Violência contra as mulheres.” Lançada estrategicamente em 25 de novembro, dia internacional de combate à violência contra a mulher, a campanha tem o objetivo buscar estratégias de enfrentamento à violência a partir de ações educativas e de conscientização.

A campanha abrange toda a região norte de minas para dar visibilidade a um problema que atinge mulheres do meio urbano e rural. Serão quatro eixos temáticos para os trabalhos: o primeiro é paz na família e na comunidade; já o segundo eixo irá tratar dos mecanismos de defesa e denúncia. Outro importante eixo é dar maior visibilidade ao trabalho produtivo da mulher, destacando especialmente sua contribuição na renda da família. Por fim, a campanha pretende também fazer um alerta para o modelo de desenvolvimento econômico e do seu impacto na vida das mulheres do Norte de Minas.

Entre as atividades propostas estão: encontros de famílias nas comunidades, gincanas educativas, ações de incentivo à criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Mulher, além da produção de peças publicitárias sobre o tema e as formas de denúncia, e ainda, maior divulgação da lei Maria da Penha.

Conforme dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas, o IPEA, o Brasil ocupa o sétimo lugar no mundo em casos de mulheres assassinadas em decorrência de violência doméstica. Nesse contexto, Minas Gerais ocupa a segunda posição, com seis assassinatos a cada 100 mil mulheres. De acordo com estudo, diariamente 77% das mulheres brasileiras sofrem violência e agressões.