Com o objetivo de discutir e avaliar a efetividade e a qualidade das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para o desenvolvimento rural sustentável cerca de 300 lideranças sindicais mobilizadas pela Fetaemg participam desde quarta-feira (29) de ciclo de debates na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Até essa sexta-feira (31) os participantes estão tendo a oportunidade de debater sobre as políticas públicas existentes e se efetivamente elas têm chegado à população rural.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, diz que a iniciativa surgiu após intervenções da Fetaemg junto ao poder legislativo mineiro, levando em conta a dificuldade de muitas famílias acessarem as políticas públicas já existentes. Vilson diz ainda que os representantes da Fetaemg estão tendo a oportunidade de relatar sobre as suas dificuldades de acesso à políticas públicas, e propor estratégias para que as famílias do meio rural sejam de fato atendidas pelos programas dos governos.
Após a abertura do ciclo de debates foi feito o lançamento do Plano Safra 2012/2013, com a apresentação de um painel sobre Financiamento e Crédito Rural.
Durante os três dias de debates estão sendo apresentados os temas: acesso à terra e regularização fundiária, infraestrutura rural e acesso à água, assistência técnica e extensão rural, agroecologia e sociobiodiversidade, abastecimento alimentar, comercialização e acesso a mercados, agroindústria familiar, educação do campo e juventude e, por último, saúde rural.