4ª Plenária Nacional reforça luta por qualidade de vida no campo

4ª Plenária Nacional reforça luta por qualidade de vida no campo

Sob o lema “Da raiz ao saber para florescer bem viver”, idosos e idosas, mobilizados pela Fetaemg trocam experiências sobre saberes do campo e da vida com cerca de 800 participantes de todo o Brasil na 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade, realizada pela Contag, em Luziânia/GO, entre os dias 05 e 08 de novembro.

A diretora de Políticas Sociais e Previdência da Fetaemg, Sebastiana Aparecida Zanon, destaca que o lema da plenária representa a busca por boas práticas de vida, valorizando o saber para transformar a vida da pessoa idosa.

Durante os três dias de plenária, as atividades têm foco na valorização dos saberes da pessoa idosa, fortalecimento da luta para garantir maior qualidade de vida e manutenção de direitos.

O primeiro painel teve como tema “Envelhecer no Brasil: Perspectivas e desafios”, abordando o envelhecimento e seus impactos para a população do campo.

Os participantes também estão tendo a oportunidade de dialogar sobre os desafios a serem superados pela terceira idade e pessoas idosas no meio rural, dentre eles, o acesso à serviços de saúde e assistência, isolamento social/deslocamento e a necessidade de aprimorar políticas públicas.

O vice-presidente e diretor de Formação Sindical, Educação e Comunicação da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, afirma que espera que os participantes possam, com a plenária, reafirmar o compromisso de reconhecer a importância da terceira idade no Movimento Sindical. “A expectativa durante a Plenária é de trabalho para fortalecer a luta pela valorização da terceira idade”, esclarece o diretor.

Temas como, previdência rural, educação financeira, sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical, combate à desinformação nas redes sociais, reforma agrária e regularização fundiária integram a pauta de debates durante a plenária.