Após passar pelas etapas municipais, intermunicipais, territoriais e por conferências temáticas, com a participação de agricultores e agricultoras familiares de 356 municípios mineiros, Minas Gerais sediará a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento será realizado nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Contagem (MG).
Com o tema “Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”, a Conferência tem como principal objetivo a construção de um documento final com propostas que irão orientar políticas públicas e ações governamentais voltadas para o campo, envolvendo a participação da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais, universidades e especialistas.
A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre o governo e a sociedade civil, contribuindo para um desenvolvimento rural mais justo, sustentável e inclusivo, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas, na soberania e segurança alimentar e na promoção da cidadania e do bem viver nos territórios rurais.
Para a etapa estadual, está prevista a participação de cerca de 700 delegados(as) e 100 convidados(as). O evento seguirá critérios de paridade e inclusão, garantindo no mínimo 50% de mulheres, 20% de jovens e a representação de povos e comunidades tradicionais, além da proporcionalidade de 2/3 a 4/5 de representantes da sociedade civil, conforme as diretrizes nacionais.
