Secretário de Estado da Agricultura visita FETAEMG.

12 anos atrás

Secretário de Estado da Agricultura visita FETAEMG.

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e a Fetaemg o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Elmiro Nascimento, visitou a sede da Fetaemg, em Belo Horizonte, na quarta-feira (2). Assuntos como assistência técnica ao agricultor, banco de sementes, habitação rural, assalariados rurais e acesso dos agricultores e assentados da reforma agrária às linhas de financiamentos junto às instituições financeiras foram um dos principais itens da pauta.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz afirma que é importante estreitar o relacionamento com Governo e a visita do secretário foi uma oportunidade para que a diretoria da Fetaemg apresentasse os anseios e reivindicações de sua categoria. “Como uma entidade organizada e com expressiva representatividade no campo (cerca de 600 Sindicatos filiados e mais de 1,5 milhão de trabalhadores rurais) a Fetaemg tem garantido importantes parcerias com entidades do Governo Federal e Estadual. Se temos importantes projetos e somos organizados precisamos buscar parcerias que trabalhem pela mesma causa, buscando assim o bem estar das famílias que vivem no meio rural.”

O secretário Elmiro Nascimento enfatizou a necessidade de reforçar a parceria com a Fetaemg e afirmou que pretende apoiar os agricultores familiares em suas reivindicações, citando a  readequação das leis ambientais, que em muitos casos, dificultam as atividades agrícolas.  Entre as ações que o Governo do Estado pretende implementar, o secretário citou o projeto de policiamento rural, que irá disponibilizar viaturas e policiais para atuarem  no meio rural. “Nós temos vários projetos, todos respaldando a agricultura familiar, como o projeto do leite e do café, fruticultura e outros vários projetos que o governador está muito empenhado para que possamos dar uma estrutura ao meio rural e logicamente alavancar a economia rural. A produtividade do pequeno agricultor tem que aumentar cada vez mais para que ele possa crescer e ter uma condição exemplar de vida. É esse o projeto como um todo. E a Fetaemg é uma parceria fundamental.”

Todas as reivindicações apresentadas pela diretoria da Fetaemg foram listadas pela chefia de Gabinete da Secretaria da Agricultura para serem analisadas pelas equipes do Governo.

Também participaram da reunião o secretário adjunto Paulo Afonso Romano, o chefe de Gabinete  Evandro Oliveira Neiva e o assessor de Comunicação Marcelo Varella de Almeida.