Em poucos dias no cargo de deputado presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, consegue resultados significativos para famílias do campo .

12 anos atrás

Em poucos dias no cargo de deputado presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, consegue resultados significativos para famílias do campo .

A atuação do presidente da Fetaemg Vilson Luiz da Silva em defesa dos interesses das famílias do campo ganhou força durante o mês de janeiro, quando assumiu o cargo de deputado estadual. Exemplo disso foram as audiências que o deputado realizou com o Governo do Estado e com o Governo Federal que apresentaram importantes resultados. Numa reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gil Pereira, Vilson apresentou projeto de apoio à organização produtiva de jovens e mulheres de 188 municípios da região para capacitação e fortalecimento dos grupos produtivos. Já com o secretário de Governo Danilo de Castro o parlamentar conseguiu apoio para a realização da 6ª edição da Feira de Agricultura Familiar (AgriMinas). Ainda foi discutida a nomeação de uma diretoria para o Instituto de Terras (Iter).

Em audiência com o secretário Manoel Costa, da Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária, o deputado Vilson Luiz discutiu sobre a reativação da Unidade Técnica Estadual que é responsável por operar o Programa Nacional de Crédito Fundiário em Minas Gerais. Ficou acertada a criação de cargos para atender à demanda.

O código florestal também fez parte da pauta de audiências do deputado. Dessa vez a reunião foi com a ministra do Meio Ambiente Izabella Mônica Vieira. “A reunião foi altamente positiva, pois discutimos problemas enfrentados pelos agricultores familiares, como por exemplo, a averbação de reserva legal que compromete a atividade de cerca de 60% dos agricultores já que eles não têm condições de pagar e o prazo se encerra agora em junho.”

Vilson esclarece que além das audiências citadas, outros importantes assuntos de interesse dos agricultores, assentados da reforma agrária e assalariados rurais também foram apresentados e discutidos com órgãos estratégicos do Governo durante seu mandato de deputado. “É importante considerar que apesar de permanecer no cargo de deputado por apenas trinta dias, importantes encaminhamentos aconteceram.”

A posse do presidente Vilson Luiz como deputado foi possível devido à nomeação de novos secretários de governo eleitos deputados. Vilson substituiu Wander Borges do PSB, que assumiu o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Nas eleições de 2006, Vilson da Fetaemg, foi candidato a deputado estadual pelo PSB, ficando como primeiro suplente.