FETAEMG firma nova parceria.

13 anos atrás

FETAEMG firma nova parceria.

A Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas) pode ter um “sabor” diferente neste ano, em sua 6ª edição, com a parceria da Conspiração Gastronômica – uma organização que tem como coordenadores os idealizadores do Comida di Buteco, do Festival Gastronômico de Tiradentes e do Sabores de Minas. “Nossa proposta é ajudar divulgando os produtos da agricultura familiar. As pessoas às vezes não sabem o que fazer com certos produtos. Por exemplo, como o polvilho que só fazem o pão de queijo. A idéia é promover esses produtos criando novas receitas,” explica o coordenador do Comida di Buteco, Eduardo Maya.

A Fetaemg já faz parte do Conselho da Conspiração Gastronômica e para o presidente Vilson Luiz a entidade ganha mais um aliado na promoção e divulgação da agricultura familiar mineira. “A nossa agricultura tem potencial de produção e os produtos têm qualidade. O que precisamos fazer é mostrar isso para as pessoas, abrindo assim novos mercados. E essa parceria vem fortalecer ainda mais as nossas ações.”

A primeira ação que coloca em prática essa parceria foi acertada durante reunião, nesta segunda-feira (14), na Fetaemg. Os trabalhos começam com um mapeamento para traçar o perfil de produção no Estado, que foi dividido em sete regiões (Montes Claros, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Tiradentes, Varginha, Araxá e Diamantina). A proposta é trabalhar o turismo gastronômico nessas regiões ao identificar a origem dos produtos. “As pessoas vão ao mercado e estão comprando produtos que não sabem de onde vêm. Nós queremos valorizar os pequenos agricultores,” afirma Maya.
Para identificar a origem dos produtos será criado um selo que levará em conta a qualidade, a ética na produção, além de aspectos relacionados à saúde.