Fetaemg realiza III Curso de Formação Sindical em Belo Horizonte

Fetaemg realiza III Curso de Formação Sindical em Belo Horizonte

Dando continuidade ao processo de formação sindical da Fetaemg, foi realizado na semana de 14 a 18 de setembro, em Belo Horizonte, o terceiro módulo do curso de formação sindical, realizado em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e com o Centro de Estudos Sindicais (CES).

O projeto tem como objetivo formar multiplicadores para levar a formação até a base, elevando o nível de consciência política da classe trabalhadora, além de preparar as lideranças sindicais para o enfrentamento político necessário para avançar nas conquistas.

Anteriormente ao curso, dirigentes e assessores dos STRs construíram, de forma coletiva, o Planejamento Estratégico de Formação da Fetaemg, ocasião aonde as opiniões e expectativas dos todos foram acolhidas e registradas. Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, a formação tem que ser vista com um investimento, que é o “carro chefe” do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. “Os dirigentes precisam estar preparados para atuar diante da atual conjuntura em que estamos vivendo. Com essa iniciativa, a Fetaemg dá uma significativa contribuição na formação política, elevando o nível de consciência política desses dirigentes”, afirma.

De acordo com a secretária-geral adjunta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Kátia Gaivoto, com o curso a Fetaemg dá um grande passo na formação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Esperamos contribuir para que esses sindicalistas que estão participando possam compreender cientificamente, ou seja, ler e ter um conhecimento mais científico para melhorar a sua abordagem no enfrentamento do dia a dia”. História e cultura

Com o apoio do pesquisador e historiador Renato Bastos e da coordenadora pedagógica Cristiane Batista, ambos do CES, as aulas abordaram temas como Saúde do Trabalhador, História do Brasil, Didática para pedagogia histórico-critica e História dos Movimentos Sindicais urbano e rural, sendo ministradas pelos economistas Reginaldo Muniz, pelo advogado e assessor do Conselho Nacional de Saúde, Luiz Gonzaga Araújo, e pelo professor João Luiz Gasparin. Também fez parte da programação uma visita ao conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.