Agricultura familiar é tema do Assembleia Debate

11 anos atrás

O Assembleia Debate desta semana analisa o desenvolvimento e os desafios da agricultura familiar, que representa cerca de 56% da produção agrícola mundial. Em reconhecimento à importância dessa atividade, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o ano internacional da agricultura familiar. No Brasil, ela produz 70% dos alimentos que chegam à mesa da população, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, responde por quase 75% do pessoal ocupado no campo e por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

O programa discute a influência da agricultura familiar no crescimento econômico brasileiro, o perfil dos agricultores familiares e as principais dificuldades enfrentadas por eles em Minas Gerais. Também é avaliada a efetividade de políticas públicas voltadas à atividade; como garantir melhorias na assistência técnica, no financiamento e na comercialização de produtos; e a necessidade de mais investimentos em pesquisas no setor.

Ainda é destacado, no programa, o ciclo de debates “Agricultura Familiar: Mãos que Alimentam e Cuidam do Planeta”, que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de 20 a 22 de agosto, em Belo Horizonte. Um dos objetivos do evento é o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015 do governo federal.

O presidente em exercício da Fetaemg, José dos Reis, é um dos participantes do debate.

Reprises – O Assembleia Debate será reprisado na quinta-feira (14), ao meio-dia; na sexta-feira (15), às 21 horas; no sábado (16), às 22h30; no domingo (17), às 13 horas; e na segunda-feira (18), às 23 horas.