Troca de experiências - Fetaemg participa de intercambio Brasil X Chile

MAR 9

A Fetaemg participou na última semana, por meio do seu diretor de Política Agrícola e Cooperativismo, Marcos Vinicius, do intercambio Brasil X Chile. A visita foi uma iniciativa da CONTAG e teve por objetivo a troca experiências entre os agricultores e agricultoras dos dois países.

O Instituto Nacional Agropecuário Chileno, o Movimento Unitário Campesino e Etnias do Chile, a Central Sindical de Agricultores(as) Familiares local, o Mercado da Agricultura Familiar, vinícolas, entidades sindicais e inúmeros homens e mulheres do campo foram visitados e se tornaram as maiores fontes de conhecimento da delegação brasileira.

O país possui aproximadamente 290 mil unidades de agricultores, sendo que desse total, aproximadamente 240 são agricultores familiares (80%). O Governo classifica os agricultores como pequenos, médios e de grandes porte, sendo que o “Agricultor Familiar” tem praticamente as mesmas características que no Brasil para efeito de enquadramento.

“Foi realmente muito importante essa oportunidade de imersão para troca de experiencias, pois propicia conhecimento para posterior uso dessas técnicas e costumes no nosso dia a dia, igualmente contribuímos e ensinamos os trabalhadores(as) das regiões visitadas. Esse tipo de intercambio é algo a ser aperfeiçoado”, pontuou o diretor Marcos Vinicius.

O governo chileno possui vários programas direcionados a agricultura, dentre estes: Programa de Desenvolvimento Local, Programa de Desenvolvimento Territorial, Programa de Assessoria Técnica, com foco para produção e comercialização, Programa de Desenvolvimento de Investimento para Agricultores, Programa de Associação Econômica (foco nas cooperativas) e Programas de Irrigação.

A luta continua!

0
0
0
s2sdefault