Alunos da Enfoc concluem curso

12 anos atrás

Após um ano dedicado ao curso de formação da Escola da Contag, alunos do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais concluem o terceiro módulo do curso e recebem o certificado. A formatura foi nesta quinta-feira (20/12), em Belo Horizonte. “Participar desse curso foi muito importante porque percebi que não estou sozinha e tenho instrumentos para trabalhar junto à base. Pretendo reunir mais com os trabalhadores em suas comunidades para levar os conhecimentos que adquiri aqui”, diz com entusiasmo a dirigente sindical do STR de Jequeri, Roseli Dias Ferreira.

A Escola de Formação da Contag foi criada em 2006 com o objetivo de trabalhar a formação política de lideranças do Movimento Sindical do Campo para refletir e atuar criticamente sobre a ação sindical.  Em Minas Gerais, essa é a terceira turma da Enfoc e já passaram pela escola cerca de 150 alunos. De acordo com o diretor de Formação e Organização Sindical, Pedro Mário Ribeiro, o curso tem dois eixos: um temático, que aborda o desenvolvimento Rural sustentável e solidário, e o pedagógico, que tem como tema “Pedagogia para uma Nova Sociabilidade, Memória e Identidade.” Ribeiro diz que a proposta é formar multiplicadores para atuarem em seus municípios propondo uma nova prática sindical. “O desafio da Enfoc é fazer chegar lá na comunidade, no trabalhador, por meio dos grupos de estudos sindicais, os ensinamentos que são repassados no curso nacional, regional e estadual. A grande realização da Enfoc está na ponta, no grupo de estudo, que tem a reponsabilidade de repassar as informações para as bases. O ciclo precisa completar. Caso isso não aconteça não teremos atingido o objetivo da formação,” explica o diretor.

O primeiro módulo do curso tem como tema “Estado, sociedade e ideologia”. Nessa fase é apresentada a história do Brasil e como o Movimento Sindical se insere nessa história.  “Explicamos como era antes para tentar entender o hoje e como o Movimento Sindical vem construindo sua história para então, sabermos usar nossas “ferramentas” para atuarmos no presente e planejarmos o futuro, propiciando uma vida mais digna no campo.” Já no segundo módulo o dirigente explica que o olhar é para a prática sindical, enquanto lideranças que representam uma categoria, e por último, o terceiro módulo, quando é apresentado o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

“A primeira sensação é de dever cumprido. Iniciamos uma tarefa estadual de três módulos e estamos encerrando com uma turma completa que vem cumprindo a sua trajetória formativa. Para o ano que vem já tenho demandas para os cursos regionais da Enfoc. Então é um encerramento de uma etapa, mas ao mesmo tempo o início de um trabalho que terá como foco a multiplicação do conhecimento junto às bases”, explica Ribeiro.

O secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, que foi o padrinho da turma, diz que após a conclusão do curso o maior desafio é manter a turma unida e inserida no processo de formação da Contag. “Para isso já programamos aqui no Estado a realização de um grande encontro estadual, quando iremos estabelecer uma agenda para a realização dos encontros regionais.” Juraci ressalta que o objetivo final do curso é chegar na base, nas comunidades rurais, ondes as pessoas vivem.