Fetaemg e Contag realizam capacitação sobre Fórum de Enfrentamento à Violência contra a mulher

10 anos atrás

Com o objetivo de fortalecer ações estratégicas para a criação e efetivação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, durante três dias, de 09 a 11 de dezembro, foi realizada em Belo Horizonte, a oficina de capacitação de coordenadoras regionais de mulheres trabalhadoras rurais. “O nosso desafio é colocar as nossas Unidades Móveis em funcionamento. Sabemos que não é uma política fácil de ser implementada, então temos que construir estratégias e mecanismos para que essas Unidades funcionem”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais/Fetemg, Alaíde Bagetto.

Por meio do Programa Nacional pelo Enfrentamento à Violência contras as Mulheres, Minas Gerais recebeu, em outubro do ano passado, duas Unidades Móveis que ainda não estão em efetivo funcionamento. Uma delas foi destinada à região do Vale do Jequitinhonha e está num estágio de funcionamento um pouco mais avançado. A outra, que está em Belo Horizonte sob a coordenação da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para cumprir o seu papel, ainda depende da criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Bagetto explica que, com ao criar o Fórum, será possível definir a forma de atuação dessa Unidade Móvel e também fazer com que o Estado disponibilize profissionais para atenderem as mulheres vítimas de violência nessas Unidades Móveis.

Como o foco da oficina esteve voltado para a construção do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, ao final foi produzido um documento com as diretrizes de funcionamento dessas Unidades Móveis no Estado para ser entregue ao governo atual e à equipe de transição do novo governo. “Com esse documento queremos solicitar ao governo o compromisso de fazer com que essas Unidades Móveis cumpram de fato o seu papel”, ressalta Bagetto.