A agricultura familiar pode se fortalecer ainda mais com a parceria entre a Fetaemg e a conspiração gastronômica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada para promover, divulgar e preservar a culinária mineira. A proposta é fazer com que chefs de cozinha utilizem em seus cardápios produtos da agricultura familiar, valorizando não só a nossa típica culinária, mas também os agricultores.
Os trabalhos começaram com uma pesquisa para mapear as características e potencialidades de produção de seis regiões do Estado para cadastrar os agricultores. Conforme um dos diretores da Conspiração Gastronômica, Ralph Justino, nessa pesquisa ficou comprovado que em todas as regiões, com as suas diversidades, a agricultura familiar tem potencial para produzir com qualidade. “Nós temos produtos fantásticos. É isso que nós queremos mostrar para os mineiros.” Ralph diz ainda que o que falta é a organização dos agricultores. Na sua opinião, talvez esse seja o principal desafio para colocar os produtos da agricultura familiar como o carro chefe nos cardápios dos restaurantes.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, diz que a parceria com a Conspiração Gastronômica trará um grande ganho para os agricultores, principalmente porque eles poderão vender seus produtos diretamente para os restaurantes, eliminando assim a figura do atravessador. Vilson diz ainda que os produtos da agricultura familiar já fazem parte, mesmo que timidamente, do cardápio de grandes restaurantes. O que acontece é que infelizmente as pessoas desconhecem a origem dos produtos utilizados no preparo dos alimentos.
O encontro entre agricultores e chefs de cozinha aconteceu na sede da Fetaemg, em Belo Horizonte, quando foram apresentados os produtos da agricultura familiar com potencial para serem utilizados no preparo de alimentos, do prato principal à sobremesa.