Pela produção de cachaça artesanal

lam 15

A Fetaemg esteve reunida nessa quinta-feira, 21, na cidade de Lamim, por meio do seu presidente e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, com produtores de cachaça artesanal da região, em mais uma rodada de conversas para alinhar as tratativas possíveis referente a legislação que trata o assunto, fiscalização e fechamento de alambiques. 

Em 2020, outro encontro ocorreu com entre a Fetaemg, produtores de cachaça e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão fiscalizador. Ações paralelas vêm sendo construídas pela soma de esforços da nossa Federação, por meio do seu departamento de Política Agrícola e Cooperativismo, e pelo mandato do deputado Vilson da Fetaemg, que também já teve conversas sobre o tema com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o Superintendente do MAPA, Marcílio Magalhães e com a Secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini. 

Tramita ainda na Câmara federal projeto do deputado Vilson da Fetaemg que dispõe sobre a criação da denominação “Cachaça Artesanal”, sua produção, fiscalização, controle, comercialização e demais providências, dando tratamento diferenciado a este produto no país. 

Estiveram presentes nessa quinta-feira e contribuíram para o encontro o prefeito da cidade, João Odeon de Arruda, a vereadora Mirene das Graças Silva, o presidente do STTR local, João Vianey da Silva e a dirigente da CTB, Kátia Gaivoto. 

Até que outras providências sejam tomadas, estamos buscando a elaboração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), com o intuito de permitir que os nossos produtores de cachaça possam trabalhar até que a atividade seja enfim regulamentada junto as autoridades competentes, ” pontuou o deputado Vilson da Fetaemg. 

Essa luta também é nossa!

0
0
0
s2sdefault