Em prol dos produtores de cachaça artesanal - Contra o fechamento de alambiques e pela justa regularização do setor

WhatsApp Image 2019 12 18 at 12.17.09 1

Mais de 200 produtores de cachaça artesanal participaram nessa terça-feira, 17, juntamente com a Fetaemg, representante dos STTR da região do Alto Rio Doce e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão fiscalizador, de encontro que debateu o fechamento de 15 alambiques na comunidade de Abreus e a atual gestão do setor.

Foram apresentas no encontro propostas para a regularização dos alambiques e quais ações podem ser trabalhadas a curto prazo em atendimento aos questionamentos da categoria. Ações paralelas vêm sendo construídas pela soma de esforços da FETAEMG, por meio do seu departamento de Política Agrícola e Cooperativismo e pelo mandato do deputado federal Vilson da Fetaemg.

Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas reuniões com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com Superintendente do MAPA, Marcílio Magalhães e com a Secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini, em busca de uma solução para resolver o problema dos produtores de cachaça da agricultura familiar.

O deputado Vilson da Fetaemg, visando contribuir para adequação da legislação a realidade dos produtores de cachaça, encaminhou um Projeto de Lei na Câmara Federal que dispõe sobre a criação da denominação “Cachaça Artesanal”, sua produção, fiscalização, controle, comercialização e dá outras providências dando tratamento diferenciado a este produto no país.

Essa luta também é nossa!

0
0
0
s2sdefault