FETAEMG participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a crise do leite no Brasil

FETAEMG participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a crise do leite no Brasil
9 meses atrás

As Federações da Agricultura Familiar, em parceria com a CONTAG, estiveram presentes em 10 de outubro de audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília. O encontro discutiu o impacto do aumento nas importações de leite na produção nacional e os seus subsídios por parte dos países vizinhos, mais especificamente o Uruguai e Argentina, um tema que tem relação direta com a atual crise no setor.

Foram convidados representantes governamentais e do setor produtivo. Marcos Vinícius, diretor de Política Agrícola da Fetaemg, representou a nossa Federação. Também compareceram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (SINDILAT-RS) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Por parte do governo, participaram representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Vários parlamentares também se juntaram à discussão.

Do setor produtivo, houve um forte apelo quanto à gravidade da situação, com apresentação de dados que mostram um cenário desfavorável para os produtores, abrangendo desde os custos de produção até o preço de venda do leite, que frequentemente não cobre os investimentos.

POSICIONAMENTO DO GOVERNO

O representante governamental na audiência afirmou estar ciente e sensível à situação, garantindo que serão feitos todos os esforços para solucionar o problema e atender às demandas dos produtores. Na última semana, o presidente da FETAENG, Vilson Luiz da Silva, esteve em contato com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que expressou comprometimento com a causa, prometeu uma resposta rápida e ações concretas por parte do Governo federal.