Trabalhadoras participam de 2° Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg em Muriaé

MULHERES
MULHERES
MULHERES
MULHERES
MULHERES

Nos dias 5 e 6 de abril foi realizado em Muriaé, Zona da Mata, o 2º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, polo regional Zona da Mata, com a participação de 76 lideranças de mulheres e os presidentes dos STTR’s da regional. 

No primeiro dia,  a Coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Bagetto,  ministrou a palestra: “História das Mulheres no MSTTR”, onde  apresentou aos participantes o histórico de lutas e a participação da mulher no movimento sindical, e a luta pelos direitos que se deram a partir deste momento. Em seguida, deu início a segunda palestra do dia: “O papel da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais e sua Implementação”, onde foi reforçada a importância da comissão para os trabalhos municipais que envolvem a mulher rural, a participação em conselhos, a organização de feiras, a visibilidade da produção das mulheres no campo e as reuniões de mulheres nas comunidades como são importantes para o crescimento do Sindicato, e também o apoio que os presidentes devem dar a essas companheiras. 

Continuando, com a palestra: “Conceito e Implantação da Paridade no Movimento Sindical” a assessora da CONTAG Lorena de Freitas, conversou com todos os presentes da importância da estrutura sindical (STR’s, FETAEMG, CONTAG e CTB) para chegar até a história de luta das mulheres pela paridade dentro do movimento sindical e sua importância para a representatividade e participação das mulheres desde a base. Após, para conceituar a questão da paridade abriu um debate sobre o empoderamento da mulher e do trabalho da mulher no campo e nos sindicatos.

Já no segundo dia de encontro, a dirigente nacional da CTB e formadora do CES, Kátia Gaivoto, ministrou a palestra “Sujeitos e participação política”, onde ela conceituou o que é a classe trabalhadora, como os mesmos se concentram e se organizam em sociedade, e em como é importante pensar fora da caixinha e conhecer de fato o que vem acontecendo de perdas de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Falou também da organização sindical e da participação ativa das lideranças rurais na política, e que tanto os Sindicatos quanto a Federação precisam preparar as lideranças para atuarem em diversos espaços.

Em seguida, os participantes prestaram uma homenagem e agradecimento às três palestrantes: Alaíde, Lorena e Kátia, e as mesmas agradeceram o carinho, a atenção e se colocaram prontamente presentes quando for possível nas atividades da região da zona da mata e dos sindicatos. Fechando os trabalhos, a Coordenadora Regional Sebastiana Zanon e o Diretor Regional Vanderley Antônio Chilese fizeram os agradecimentos finais e encerraram assim o encontro.

0
0
0
s2sdefault