Zona da Mata

STR TEIXEIRAS5

Sindicato de Teixeiras promove encontro municipal de mulheres

No dia 14 de março, com o apoio da Fetaemg, o Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Teixeiras realizou um grande encontro de mulheres, que contou com a participação de mais de 60 pessoas. A proposta do evento é levar mais conhecimento, descontração e propor reflexões sobre o papel feminino na sociedade.

Na abertura do evento, o presidente do STTR, José Roberto, fez agradecimentos e reforçou a importância destes momentos para o sindicato e para a vida de nossas mulheres. Em seguida, fazendo uma breve explanação sobre saúde, contamos com a participação da Tereza Cristina, e Adrize e para dar sequência nas atividades, a coordenadora regional das Mulheres, Sebastiana Zanon, falou sobre os Direitos das Mulheres, abordando os temas; Saúde, Previdência social, Direitos trabalhistas e Política Públicas.
STR TEIXEIRAS5STR TEIXEIRAS5STR TEIXEIRAS5

0
0
0
s2sdefault
polo juiz de fora

Polo Zona da Mata realiza reuniões de planejamento em suas microrregionais

O polo regional Zona da Mata, coordenado pelo diretor Vanderley Chilese, realizou reuniões de planejamento estratégico em todas as suas microrregionais.
Este planejamento tem como objetivo traçar metas e planos para o ano, visando trazer para os sindicatos um novo meio de trabalho, onde todos aprendem a ter uma visão mais crítica e objetiva com relação ao sindicato, traçando e atingindo metas, trazendo sempre uma melhoria na vida de nossos trabalhadores e trabalhadoras Rurais.

Participaram dos encontros o diretor regional do polo Zona da Mata, Vanderley Chilese; a coordenadora regional de mulheres, Sebastiana Zanon,a assessora Taís Silva e a contadora Ana Laura, que coordenaram os trabalhos. 

Estas reuniões foram muito importantes, pois perpassaram o próprio planejamento, trazendo dias de trocas de saberes, onde cada representante apresentou suas realidade e como funciona seu sindicato, fazendo com que os colegas de trabalho pudessem absorver novas ideias e traça-las como metas do dia a dia.


polo juiz de forapolo juiz de forapolo juiz de forapolo juiz de forapolo juiz de forapolo juiz de fora

0
0
0
s2sdefault
MULHERES

Trabalhadoras participam de 2° Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg em Muriaé

MULHERESMULHERESMULHERESMULHERES

Nos dias 5 e 6 de abril foi realizado em Muriaé, Zona da Mata, o 2º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, polo regional Zona da Mata, com a participação de 76 lideranças de mulheres e os presidentes dos STTR’s da regional. 

No primeiro dia,  a Coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Bagetto,  ministrou a palestra: “História das Mulheres no MSTTR”, onde  apresentou aos participantes o histórico de lutas e a participação da mulher no movimento sindical, e a luta pelos direitos que se deram a partir deste momento. Em seguida, deu início a segunda palestra do dia: “O papel da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais e sua Implementação”, onde foi reforçada a importância da comissão para os trabalhos municipais que envolvem a mulher rural, a participação em conselhos, a organização de feiras, a visibilidade da produção das mulheres no campo e as reuniões de mulheres nas comunidades como são importantes para o crescimento do Sindicato, e também o apoio que os presidentes devem dar a essas companheiras. 

Continuando, com a palestra: “Conceito e Implantação da Paridade no Movimento Sindical” a assessora da CONTAG Lorena de Freitas, conversou com todos os presentes da importância da estrutura sindical (STR’s, FETAEMG, CONTAG e CTB) para chegar até a história de luta das mulheres pela paridade dentro do movimento sindical e sua importância para a representatividade e participação das mulheres desde a base. Após, para conceituar a questão da paridade abriu um debate sobre o empoderamento da mulher e do trabalho da mulher no campo e nos sindicatos.

Já no segundo dia de encontro, a dirigente nacional da CTB e formadora do CES, Kátia Gaivoto, ministrou a palestra “Sujeitos e participação política”, onde ela conceituou o que é a classe trabalhadora, como os mesmos se concentram e se organizam em sociedade, e em como é importante pensar fora da caixinha e conhecer de fato o que vem acontecendo de perdas de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Falou também da organização sindical e da participação ativa das lideranças rurais na política, e que tanto os Sindicatos quanto a Federação precisam preparar as lideranças para atuarem em diversos espaços.

Em seguida, os participantes prestaram uma homenagem e agradecimento às três palestrantes: Alaíde, Lorena e Kátia, e as mesmas agradeceram o carinho, a atenção e se colocaram prontamente presentes quando for possível nas atividades da região da zona da mata e dos sindicatos. Fechando os trabalhos, a Coordenadora Regional Sebastiana Zanon e o Diretor Regional Vanderley Antônio Chilese fizeram os agradecimentos finais e encerraram assim o encontro.

0
0
0
s2sdefault