Fetaemg participa de II Encontro Mineiro de Agroecologia

A Fetaemg defendeu a agroecologia e os trabalhadores durante o II Encontro Mineiro de Agroecologia, que foi realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro em Mário Campos, região metropolitana de Belo Horizonte.

O evento, que teve por finalidade fortalecer a ação coletiva das organizações em prol da agroecologia, bem como defender e divulgar a produção saudável de alimentos, contou com a participação de diversas entidades representativas de vários segmentos de todo o estado. A Fetaemg representou o movimento sindical no campo e teve um grande destaque durante os debates.

O diretor de política agrícola da federação, Marcos Nunes, falou sobre a atuação da Fetaemg na manutenção dos direitos dos rurais, e também pediu apoio para que os debates sobre agroecologia sejam continuados: “ A Fetaemg vem trabalhando a favor da agroecologia e da ampliação de políticas públicas como PAA, para que mais agricultores sejam atendidos. Sem nossa mobilização, a reforma da previdência provavelmente já poderia ter sido aprovada. Seguiremos trabalhando firme, inclusive, para que encontros como este continuem acontecendo pois o governo já não está direcionando a mesma verba de antes para este evento, por isso, será necessário que todas as entidades estejam unidas para que a agroecologia continue sendo pauta.”

A coordenadora da comissão estadual de juventude da Fetaemg, Marilene Faustino, também esteve presente ao evento e ressaltou o papel dos jovens na ampliação da agroecologia. “Temos várias iniciativas onde os jovens tem sua organização produtiva agroecolgógica. A agroecologia é uma alternativa contra o agronegócio e a juventude vem abrindo cada vez mais espaço para ela, afim de promover a produção sustentável e a alimentação saudável.”

O encontro, além de abrir espaço para discussões, foi uma etapa preparatória  para a delegação mineira no IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) que acontecerá em Belo Horizonte de 31 de maio a 03 de junho deste ano. Foi também objetivo do evento a reestruturação da AMA (Articulação Mineira de Agroecologia), com a ampliação da participação, incluindo as organizações que representem as diferentes expressões da agroecologia no Estado.

0
0
0
s2sdefault