Fetaemg participa dos 20 Anos da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)

ASA 1

ASA Minas é uma rede formada por centenas de organizações da sociedade civil e a Fetaemg se orgulha de fazer parte desse processo, articulação que luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido mineiro, nas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha e que completa 20 anos nesse mês de agosto contribuindo para construção de processos participativos, através de uma proposta de convivência com o Semiárido com base na justiça social, na valorização do saber do popular e no desenvolvimento sustentável.

A diretora de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetaemg, Marilene Faustino, acompanhada da diretora do polo Alto Jequitinhonha, Marina Gomes dos Santos, da coordenadora regional de Mulheres do Norte de Minas, Eliane Souto e da presidente do sindicato de Bocaiuva, Marly Duarte de Souza, prestigiaram o evento de comemoração dos 20 anos da ASA. O encontro contou ainda com dezenas de trabalhadores(ras) e lideranças dos STTR da região.

“A ASA tem grande significado para mim, passei a me inteirar do tema e sua relevância quando passamos a incentivar os jovens a participarem desse coletivo e hoje a Juventude é alicerce forte de luta dentro do grupo. Dentre outros temas importantes, falamos da questão dos orgânicos na alimentação, da agroecologia e da realidade cotidiana das pessoas desse contexto, enalteceu Marilene.

O Encontro Estadual da ASA Minas aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. O evento enaltece os 20 anos de construção de estratégias de convivência com o Semiárido e pauta importantes debates no campo da soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação no campo, acesso ao mercado, garantia da agrobiodiversidade e respeito às comunidades tradicionais.

A partir de ações efetivas na construção de tecnologias sociais, promoção de espaços de formação e mobilização das comunidades do campo, a ASA reflete hoje a história de mais de 100 mil famílias, que a partir da organização da sociedade civil, teve a realidade transformada.

A luta continua!

0
0
0
s2sdefault