Nota de reconhecimento e a favor das escolas família agrícolas de minas gerais (EFAs)

A Rede Mineira de Educação do Campo, composta por representantes de diversas entidades, instituições de ensino, organizações e movimentos sociais populares e sindicais, têm sua identidade vinculada, sobretudo, à luta pela Educação do Campo.

EFASSSSS

Com este direcionamento, vem por meio desta nota, manifestar e reafirmar o seu reconhecimento aos processos educativos que o movimento das escolas família agrícolas (EFAs) desempenham no Brasil e especialmente no estado de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, manifesta sua total indignação ao descaso com o qual o governador de Minas Gerais – Fernando Pimentel, tem demonstrado ao movimento das escolas família agrícolas de Minas Gerais, no que se refere ao não cumprimento do compromisso assumido em repassar os valores do Programa Bolsa Aluno do ano de 2017, o que tem comprometido drasticamente o desenvolvimento dos trabalhos das EFAs e, consequentemente, seu endividamento.

Interpretamos como falta de compromisso deste governo, para com as EFAs, que prestam um relevante trabalho para Educação do Campo, que se desdobra em ações voltadas ao fortalecimento da reforma agrária, soberania alimentar, agroecologia, sucessão rural, dentre outras contribuições. E, ainda, colabora na formação dos profissionais de educação, quando disponibiliza seus espaços para estágios de aprendizagens e vivências.

Neste sentido, a rede mineira solicita do atual governo o cumprimento urgente e necessário do repasse dos valores devidos às EFAs, referentes ao ano de 2017, para que desta forma essas escolas possam desempenhar o seu relevante papel juntos as famílias dos povos do campo e seus diversos coletivos de luta.

Rede Mineira de Educação do Campo.

0
0
0
s2sdefault