Fetaemg presente na III Conferência Nacional de Educação (CONAE) em Brasília

CONAE

Com a participação da Fetaemg, aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília-DF, a III Conferência Nacional de Educação (CONAE), promovida pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O encontro materializou a participação de professores, gestores, pais, estudantes e a sociedade civil organizada em debate que tratou a melhoria da Educação do país.

A Fetaemg foi representada por meio da assessora educacional do Departamento de Políticas Sociais, Ellen Vieira Santos, e reafirmou o seu papel como entidade que luta de forma continuada pela manutenção do direito ao ensino no Campo para todos trabalhadores e trabalhadoras rurais mineiros.

O tema que direcionou os trabalhos na edição 2018 foi “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. A conferência é um espaço para que diversos segmentos da sociedade, entidades e setores educacionais se posicionarem em relação aos eixos estruturantes da política pública de educação.

Ellen destaca que a participação da Fetaemg na III CONAE é fundamental enquanto entidade sindical defensora da pauta da educação do campo e, também como membro do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, ao passo que, esta conferência se realiza numa conjuntura de congelamento de gastos na educação, colocando em xeque a garantia de uma educação pública, gratuita e de fato democrática para todos e todas.

Para Joaquim Carlos Mendes dos Santos, de Paracatu, assentado e egresso da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, é hora de reafirmar as bandeiras de luta da categoria, “esse é o momento em que temos a oportunidade de reafirmar nosso posicionamento na luta por uma Educação do Campo de qualidade’, finalizou Joaquim.

A luta não pode parar!

0
0
0
s2sdefault