Previdência Social em debate em Divinópolis e Barbacena – Fetaemg e sindicatos tratam o INSS Digital, uniformização e estrutura de atendimento ao público

PREVIDENCIA DIVI

Promovido pela Fetaemg, com a presença dos servidores do INSS das regiões de Divinópolis e Barbacena, os encontros aconteceram nos dias 30 e 31 e contaram com dezenas de representantes dos sindicatos da agricultura familiar para debater os temas INSS Digital, uniformização e estrutura de atendimento ao público.
A Fetaemg foi representada em Divinópolis por meio do seu presidente, Vilson Luiz da Silva e da diretora de Políticas Socias, Maria Alves, enquanto em Barbacena, alem da diretora Maria, estiveram presentes a coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaide Baguetto, e o diretor do polo Zona da Mata, Vanderley Chilese.
O presidente Vilson também abordou o tema em entrevista concedida à TV Integração (afiliada da Globo) de Divinópolis. “Sou contra a Reforma da Previdência que se desenha atualmente, porém, sou favorável a reformas que combatam privilégios a alguns poucos e sacrificam nós os pequenos. O homem e a mulher do campo não pode pagar a conta de uma estrutura que contempla apenas uma pequena classe de privilegiados”, pontuou o presidente em sua fala.
Outro tema abordado durante os encontros foi o Cadastro Nacional do Segurado Especial – CNIS Rural, que servirá para comprovação da atividade rural para fins de aposentadoria. Através dele, o governo poderá identificar as pessoas através de sua base de dados. O sindicato lança as informações cadastrais no sistema da Previdência Social e estas serão cruzadas com outras bases de dados do governo. Isso amenizará a burocracia para o acesso ao benefício da aposentadoria.
Em resumo, o que surge como mudança real é a forma de atendimento ao trabalhador (a), que agora é digital, os trabalhadores (as) rurais serão atendidos diretamente pelos seus representantes na sede do sindicato, sem precisar se deslocar a uma agencia da Previdência Social. É importante estarmos atentos as mudanças e orientar o nosso homem e mulher do Campo quanto à melhor forma de proceder. A Fetaemg está atenta e orienta vigilância, para que nenhum novo processo sirva como ação negativa, contraria aos interesses da categoria.
Dispensa de entrevista rural para a comprovação de atividade rural

Em 2017 foi divulgada pelo INSS a portaria Dirben/Dirat/INSS nº 1, cuja redação prevê a dispensa de entrevista rural para a comprovação de atividade rural do segurado especial e também a previsão de implantação do INSS digital em todas as agências da Previdência Social.

0
0
0
s2sdefault