Previdência Social em debate - Dezenas de sindicatos tratam o INSS Digital, uniformização e estrutura de atendimento ao público

WhatsApp Image 2018 08 09 at 10.17.30

Com a presença de representantes de aproximadamente 60 sindicatos, entre diretores e assessores, a Fetaemg tratou, juntamente com integrantes da Gerência da Previdência Social de Montes Claros, no último dia 9 de agosto, o INSS Digital, a uniformização do atendimento, a adesão ao Acordo de Cooperação Técnica firmada com o INSS e a estrutura necessária para o atendimento ao público, visto as recentes mudanças surgidas.

Outro tema abordado foi o Cadastro Nacional do Segurado Especial – CNIS Rural, que servirá para comprovação da atividade rural para fins de aposentadoria. Através dele, o governo poderá identificar as pessoas através de sua base de dados. O sindicato lança as informações cadastrais no sistema da Previdência Social e estas serão cruzadas com outras bases de dados do governo. Isso amenizará a burocracia para o acesso ao benefício da aposentadoria.

Quem já é cadastrado pelo STTR precisará apenas comparecer anualmente no sindicato, com os documentos que comprovam sua atividade e o sindicato entrará no sistema para declarar a atividade rural do trabalhador.

As mudanças são significativas no modelo de atendimento, que agora é digital, os trabalhadores (as) rurais serão atendidos diretamente pelos seus representantes na sede do sindicato, sem precisar se deslocar a uma agencia da Previdência Social. É importante estarmos atentos as mudanças e orientar o nosso homem e mulher do Campo quanto a melhor forma de proceder.

A unidade da Previdência Social de Montes Claros foi representada pelo seu gerente executivo, Wilson Rocha da Silva e assessores, enquanto a Fetaemg foi representada por meio da sua diretora regional, Sandra Rosa, pela coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, Marilene Faustino e pelos assessores (as) Delza Amaral Novais, Ediran Pereira, Ernando do Egito, Lindon Batista Neves e Adriana Nascimento, além da coordenadora regional de Mulheres, Eliane Souto e a coordenadora regional dos Jovens Trabalhadores Rurais, Naiara Oliveira.

Mudanças dos procedimentos do INSS

No dia 7 de agosto de 2017 foi divulgada pelo INSS a portaria Dirben/Dirat/INSS nº 1, cujo texto prevê a dispensa de entrevista rural para a comprovação de atividade rural do segurado especial e também a previsão de implantação do INSS digital em todas as agências da Previdência Social.

Para formar convicção da atividade rural nos processos previdenciários, o INSS passará a analisar os pedidos de benefícios com base no cruzamento de dados do CNIS, RAIS, GFIP, CAGED, DAP e outros regimes da Previdência.

0
0
0
s2sdefault