Com o apoio da Fetaemg o STTR de Porteirinha realiza Curso de Agricultura Orgânica

ORGANICA

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Porteirinha, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG/Campus Avançado de Porteirinha), com o apoio da Fetaemg e da prefeitura local, acontecerá no mês de agosto o curso de Agricultura Orgânica. O período de inscrições é do dia 9 a 11 de junho.

O curso é também fruto das ações da Comissão Regional de Educação do Campo/Fetaemg, é ainda uma grande oportunidade para que se coloque em prática as potencialidades da Agricultura Familiar no que se refere a produção orgânica.

A produção de orgânicos segue a linha da segurança e soberania alimentar, e, sobretudo, compromete-se com o uso sustentável dos recursos naturais. Somado a isso, a agricultura orgânica utiliza e desenvolve tecnologias apropriadas ao tipo de solo, topografia, clima, disponibilidade hídrica, radiações e biodiversidade própria de cada bioma.

A proposta do curso alinha-se à proposição do Movimento Sindical de Trabalhadores (as) Rurais que sugere um projeto de Campo e de sociedade em oposição ao modelo de produção capitalista.

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; favorece a qualidade de vida e a saúde, pois não faz uso de agrotóxicos e preserva a qualidade da água usada na irrigação, não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas, assegurando ainda a fertilidade dos solos e restaurando a biodiversidade local; por esse conjunto de fatores a agricultura orgânica viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar.

Neste sentido, esse curso se configura como uma ação frente às propostas de leis que tramitam no Congresso Nacional, que vira e volta, ameaçam impedir a comercialização de produtos orgânicos e demais produtos da Agricultura Familiar para os mercados consumidores e mesmo para atendimento à instituições públicas.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas no STTR de Porteirinha, apresentando documentos pessoais e a carteirinha do sindicato (se for sindicalizado).

É preciso ter acima de 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental.

Vamos em frente! A cada passo um desafio, um aprendizado, uma conquista!

SERVIÇO

Curso: Agricultura Orgânica
Local de Inscrições: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha
Período de Inscrições: 09 a 11 de julho
Documentos necessários: RG, CPF e carteirinha de sócio quando houver
Quando acontece o curso: Agosto de 2018
Requisitos: Ter acima de 16 anos de idade e ter cursado o Ensino Fundamental

0
0
0
s2sdefault