Fetaemg prestigia os 20 anos do Sindicato de Santa Fé de Minas

No dia 11 de novembro foram celebrados os 20 anos do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Fé de Minas, noroeste do estado. Para comemorar, foi realizada uma programação com palestras, debates e atrações culturais.

Além da reinauguração, também foi feita a inauguração da biblioteca do STTR, que recebeu o nome de Nilton Magre de Menezes, em homenagem à um dos fundadores do sindicato. Ainda, foi comemorado o dia da agricultura familiar.

O presidente do Sindicato, Adailtom de Oliveira agradeceu a presença de todos e falou sobre o sentimento que a comemoração representa. "Hoje estou presidente e isso vai marcar minha vida. O movimento sindical é tudo em minha vida e é a nossa base de feitos, lutas, conhecimento e também, de amizades. Devemos passar essa essência aos nossos filhos e netos, para que esta força não se perca em nenhum momento." 

O presidente Vilson foi um dos convidados da cerimônia, onde fez uma explanação sobre a conjuntura política do Brasil. Ele falou sobre as reformas trabalhista e previdenciária e a necessidade de todos trabalharem juntos na defesa do trabalhador e do país. “Querem retirar nossos direitos, sucatear o país, privatizar os serviços e acabar com a educação, pois quanto menos estudo, menos resistência do povo ao governo. Por isso temos que promover a formação política dos nossos trabalhadores. O Congresso Nacional hoje é tomado pela corrupção, movido pelo dinheiro e nós não podemos e não vamos aceitar isso” afirmou.

Vilson destacou também a importância dos sindicatos para o fortalecimento da luta, dando ênfase ao brilhante trabalho desenvolvido pela diretoria do STTR de Santa Fé de Minas. “O Sindicato é uma ferramenta de luta contra os retrocessos impostos à classe trabalhadora. É um trabalho árduo, mas que traz resultados. A maioria das políticas públicas que temos hoje foi conquistada através da nossa organização. Hoje em especial, celebramos os 20 anos do sindicato de Santa Fé, 20 anos de lutas e esforço. Parabéns à todos os funcionários, diretoria e ao presidente Adailtom de Oliveira, pessoa de fibra que não tem medido esforços para que a luta continue.”

A diretora de políticas sociais da Fetaemg, Maria Alves, ressaltou também a importância do diálogo nas bases diante o atual cenário político. “Aqui fortalecemos nossas lideranças municipais, bem como as mulheres, jovens e terceira idade, na perspectiva de fazer o enfrentamento necessário para reconstruir o nosso país e fortalecer a luta sindical, para garantir que os trabalhadores não se desanimem e participem cada vez mais desse processo, para garantirmos mais vitórias para a classe trabalhadora.”

Prestigiando o evento, estiveram presentes também a coordenadora da comissão estadual de juventude, Marilene Faustino, o diretor do polo regional da Fetaemg, Wilson Caetano Martins, a presidente do STTR de Brasilândia de Minas, Maria Vaz da Silva, o presidente e o diretor de reforma agrária do STR de Urucuaia, Maicon Vicente e Matusalém Mota e o coordenador da Escola Família Agrícola de Natalândia (EFAN), Alex Andrade, que levou cerca de 150 estudantes para abrilhantar o evento. 

0
0
0
s2sdefault