Participação da Fetaemg no planejamento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) em MG é destaque

PPAG

Em nome de mais de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais a Fetaemg lotou as dependências da Assembleia Legislativa de Belo Horizonte nos dias 6 e 7 de outubro, sendo a maior delegação organizada presente, oportunidade em que entrou em discussão o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Os desafios orçamentários para agricultura, ciência e tecnologia foram os principais destaques debatidos no encontro.

A federação esteve representada por Marcos Vinícius, diretor de Política Agrícola e Cooperativismo, dos diretores Juliana de Souza Matias (polo Rio Doce), Maria Márcia Oliveira Martins (polo Sul de Minas), Vanderley Antônio Chilese (Zona da Mata), Pedro Mário (Políticas Salariais) e Marilene Faustino, coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, além de assessores, dirigentes de várias regiões do Estado e trabalhadores rurais.


Atuação permanente

O presidente Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, e a sua Diretoria, por seguidos anos, atuam por um maior direcionamento de recursos para o Campo, proteção ambiental, ampliação de programas e políticas públicas para área rural. “A nossa participação faz a diferença e nos permite novas conquistas em todos os encontros, ou, ao menos nos garante a manutenção de diretios já conquistados. O governo sabe que os trabalhadores rurais estão bem representados e que sempre existirão proposições bem fundamentadas na mesa para serem debatidas”, conclui Vilson.  

Marcos Vinícius destaca os principais pontos da pauta em que a federação se manifestou, sobretudo ao lançar proposições em benefício para os Assalariados (as) e Agricultores (as). “A federação sempre intervém e em virtude da sua grande representatividade sempre temos pleitos acatados e essa é uma vitória para toda categoria, esse ano nossas reinvindicações foram no sentido de manter os recursos para a AgriMinas, a criação de um Programa de Cooperativismo e Agroindústria Familiar, apoio financeiros para: a produção agroecológica com assistência técnica de qualidade e a regularização fundiária e para as Escolas Famílias Agrícolas. É a Fetaemg sempre ativa e na luta em defesa da Agricultura Familiar.

  

Sobre o PPAG

O PPAG organiza os programas e ações que o governo pretende desenvolver no período de quatro anos, com as respectivas metas físicas e orçamentárias, bem como as regiões do Estado a serem beneficiadas. É um plano de médio prazo, que passa por revisões anuais para torná-lo compatível com a Lei Orçamentária Anual (LOA). O PPAG permite a participação popular, onde o cidadão interessado pode dar contribuições para aprimorar o planejamento estadual e sugerir mudanças em programas governamentais e também na destinação de recursos públicos.

 

Por Jackson Bueno

0
0
0
s2sdefault