Finais regionais da Copa de Juventude da Fetaemg movimentam o interior de Minas

As finais regionais da 1ª Copa de Juventude Rural da Fetaemg movimentaram os campos do interior do Estado no último fim de semana. No sábado, dia 7, o time de São Miguel do Anta venceu o Tocantins por 2x1 e conquistou o título de Campeão Regional Zona da Mata. No domingo, 8, foram definidos os campeões feminino e masculino do Alto Rio Doce. As meninas do time de Coluna venceram o Paulista por 2x1. No masculino, o Coluna também saiu vitorioso, vencendo o São José do Jacuri nos pênaltis por 4x3.

Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg, parabenizou os jogadores afirmando que todos são vencedores e que o esporte é um instrumento de inclusão e desenvolvimento social: “Todos nós somos campeões. O esporte é o elo para nós dialogarmos com a juventude, oferecer possibilidades para o jovem se livrar das drogas e outros vícios, opção que nos ensina o significado da união e disciplina e, sobretudo, reforça nós mesmos que a união pode muito em seus efeitos. Espero que a partir deste campeonato vocês nos ajudem a construir um país melhor, mais justo, humano e igualitário”.

Até o fim deste mês serão realizadas as finais regionais em todos os 12 polos da Fetaemg, de onde sairão os times que participarão da etapa estadual, que começa em novembro.

Ação pioneira da Fetaemg, a Copa é o primeiro evento esportivo do Estado voltado exclusivamente ao trabalhador do campo. Participam homens e mulheres de 16 a 32 anos, agricultores familiares, que vivem e trabalham em áreas rurais de MG. Desde o início do campeonato, já participaram mais de 200 times, com 98 municípios envolvidos.

A proposta do campeonato é oferecer mais diversão à juventude rural, discutir políticas públicas e a participação dos jovens no Movimento Sindical.  A Copa também é um incentivo à sucessão rural, pois é um atrativo para que a juventude possa permanecer no campo tendo acesso à atividades de lazer e cultura.

Lideranças sindicais prestigiam 1ª Copa da Fetaemg

Prestigiando a partida em Viçosa, além do presidente Vilson, estiveram presentes o diretor regional, Vanderley Chilese, a coordenadora estadual de juventude, Marilene Faustino, o coordenador regional de juventude, Edson Fortini, a presidente do STR de São Miguel do Anta, Maria Cecília de Jesus, a presidente do STR de Tocantins, Aparecida de Fátima Benedita e o Professor da UFV, parceira do evento, Diogo Tourino de Sousa.

Em Coluna, participaram a coordenadora estadual de juventude, Marilene Faustino, a diretora de políticas sociais da Fetaemg, Maria Alves, o coordenador regional de juventude da Grande BH, Bruno Freitas, o coordenador regional da Fetaemg, José Osvaldo dos Santos, a coordenadora regional de mulheres, Romilda de Oliveira, a secretária de esportes de Coluna, Josiane Simões, a vereadora e diretora do STR de Coluna, Maria Lúcia Maurício, o presidente do STR de Coluna, Antônio Timóteo, o presidente do STR de Paulista, Albis Sardinha da Paixão, o presidente do STR de Frei Lago Negro, Gaspar Ferreira e o presidente do STR de São José do Jacuri, Nilton de Campos Silva.

 

Por: Patrícia Gomes