Agricultoras participam de 1º Encontro de Trabalhadoras Rurais de Itaipé

Com o apoio da Fetaemg, o Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Itaipé, no Vale do Mucuri, promoveu nesta terça feira, dia 5, o 1º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luíz da Silva, esteve presente e destacou a importância da mulher em todos os campos em que ela atua. Ele falou sobre igualdade de gênero e a luta das mulheres, com destaque para as trabalhadoras rurais. " A força das mulheres é muito importante para o Movimento Sindical. Só conseguiremos vencer nossas lutas com a participação de todos e vocês, mulheres, tem muita capacidade e determinação. Já passaram por várias dificuldades até conquistar o destaque que tem hoje e são dignas de todo nosso respeito e admiração." Afirmou.

Vilson também falou sobre a atual conjuntura política do país e destacou que o momento exige a união de todos para combater os retrocessos propostos pelo governo. "O Brasil precisa ser passado à limpo, precisamos fazer uma renovação no congresso nacional. Precisamos entender o nosso papel, enquanto Movimento, na sociedade. Para isso, devemos organizar e mobilizar nossas bases para fortalecer nossa luta e mostrar ao governo que vamos lutar até o fim."

A diretora de políticas sociais da Fetaemg, Maria Alves, fez uma explanação sobre o papel da mulher na politica, destacando a participação feminina como propulsora de mudanças profundas na sociedade. Reforçou que as mulheres devem continuar lutando bravamente para ocupar cada vez mais todos os espaços a que tem direito.

 Durante o evento, as cerca de 150 participantes também puderam aprender mais sobre os cuidados específicos com a saúde da mulher. Além das palestras, houveram atrações culturais apresentadas por grupos de jovens e terceira idade.