Fetaemg participa de Seminário sobre Agroecologia e Produção Orgânica em Campinas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais está presente no Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto em Campinas. Representando a Fetaemg, participa o diretor de política agrícola e cooperativismo, Marcos Nunes, junto à assessora da regional Sudeste da Contag, Lorena Freitas.

O evento tem por finalidade apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas relações com a agroecologia e produção orgânica; aproximar os estados com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O seminário também tem a proposta de  promover o intercâmbio sobre ações, programas e políticas públicas de agroecologia e produção orgânica entre os estados; colher experiências em agroecologia e produção orgânica no âmbito regional.

Durante o seminário será elaborado um documento relacionando os principais elementos políticos, econômicos, sociais e ambientais ligados à agroecologia na região Sudeste com o fortalecimento de políticas públicas regionais, e os entraves e recomendações para o acesso a mercados de produtos orgânicos e agroecológicos.

Participam do evento representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerias, Espírito Santo e Rio de Janeiro, autoridades da área agrícola, de desenvolvimento rural, meio ambiente, saúde, educação, gestores públicos, parlamentares, especialistas acadêmicos, agricultores/as familiares, povos e comunidades tradicionais, agentes de assistência técnica, setor empresarial, representantes de organizações da sociedade civil, das Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs) e da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, entre outros.