Agricultura familiar mineira é destaque na Expointer

A agricultura familiar é o grande destaque da 40º Expointer, feira da qual a Fetaemg participa, representada por seis agroindústrias mineiras. O pavilhão dedicado aos estabelecimentos familiares, até o momento, já soma R$ 912.259,35 em vendas. No ano passado, esse valor foi de R$ 706.259,51. O aumento foi de 29,17%.

E os produtos apresentados pelos agricultores de Minas Gerais são responsáveis por boa parte das vendas. João Mateus Ferreira, 22, da Coopfam, conta que a cooperativa trouxe mais de 500 quilos de café orgânico para o Pavilhão e quase 30% dessa quantidade já foi comercializada. O café da Coopfam já ultrapassou as fronteiras brasileiras e conquistou cerca de 9 países, entre eles, Estados Unidos, Japão e Itália. Agora, ganhou o paladar dos gaúchos. “A sensação de ver o consumidor provar e gostar da bebida é muito gratificante. Aqui, no Sul, as pessoas não tem muito o hábito do café, é mais o chimarrão, mas a aceitação foi melhor do que esperávamos”, afirmou o agricultor. Atualmente, a Coopfam trabalha com cerca de 320 famílias cafeicultoras. A cooperativa tem foco na produção sustentável.

Este intercâmbio é fruto da parceria entre a Fetaemg e a Fetag RS, cujo objetivo é ampliar e abrir novos mercados para os pequenos produtores, fortalecendo o segmento em âmbito nacional. O diretor de política agrícola da Fetaemg, Marcos Vinícius, acompanha a feira e celebra a inteiração e troca de experiencias. "A troca de experiências é sempre válida, assim como o sul do país contribuiu levando expositores à Agriminas, agora é a nossa vez de retribuir e trazer os produtos mineiros para abrilhantar este grande evento , sempre temos a oportunidade de aperfeiçoar e quem ganha com tudo isso é o agricultor e agricultora familiar," afirmou Marcos.  

Além da Coopfam, participam  da feira também os seguintes estabelecimentos mineiros: Estância Primavera (Campina Verde), Cachaça Sapezinha (Cláudio), Frutas Cristalizadas Riacho do Meio (Montes Claros), Coopfam (Poço Fundo), Queijo Minas Artesanal Serro (Serro) e o internacionalmente premiado Queijo da Roça, de Sacramento. Todos são participantes da Agriminas, que é a maior feira de agricultura familiar de Minas Gerais. 

0
0
0
s2sdefault