Jornada Formativa MG: dois dias de aprendizado e inteiração

JORNADA 1

No formato virtual, aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro a Jornada Formativa de Minas Gerais. A ação é uma parceria FETAEMG e a Escola Nacional de Formação (ENFOC), com atividades direcionadas à campanha nacional “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso, além de temas de interesse local, identificadas durante os encontros.

Com a contribuição do presidente da FETAEMG e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto, e dos assessores do departamento de Políticas Sociais de nossa Confederação, Antônio Larcerda e Júnior Pontes, os trabalhos contaram com mais de 400 participantes.

“É chegada a hora de aperfeiçoarmos as nossas ações, é preciso refletir sobre a infinidade de reuniões que realizamos e participamos com limitados ou nenhum encaminhamento de fato. Digo referente a inúmeros movimentos ou coletivos, precisamos repensar nossa atuação e reaprendermos a agir com eficiência em prol da nossa categoria, a luta não pode parar,” pontuou o jovem Edson de Souza Santos, morado do Vale do Mucuri.

“Precisamos fazer uso da tecnologia ao nosso favor, vivi tempos onde nossa luta na defesa do nosso povo do campo era sofrida, é andando de sol a sol, era no campo, com limitado apoio e ainda assim conquistamos aquilo que hoje os jovens usufruem, em especial precisamos manter a união e o entendimento de juntos seremos sempre mais fortes,” exaltou o Presidente Vilson.

Aperfeiçoar o debate sobre concepção sindical; identidade camponesa, de gênero e geração étnico-racial; campo; desenvolvimento; modos de produção; políticas públicas e inclusão social; democracia e participação cidadã; organização sindical; e ação político-sindical.

A ENFOC trabalha ainda em seu treinamento o estimulo ao desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

As ações acontecem em todos os estados do Brasil, sempre com a parceria Enfoc e Federações, em que os participantes contribuem compartilhando aspectos da realidade local, formulando coletivamente proposições a serem encaminhadas com o apoio das Federações, Enfoc e Contag.

A luta não vai parar!

0
0
0
s2sdefault