Garantir uma educação de qualidade, que abranja toda a população rural, respeite a diversidade da população do campo e contribua para o
desenvolvimento rural sustentável. Pensando nisto, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza o 2º Fórum Contag de Educação do Campo entre os dias 24 e 26 de agosto em Brasília. O encontro reunirá cerca de 300 líderes sindicais, gestores públicos e estudiosos para debater as políticas do setor.
O fórum se propõe a capacitar e orientar líderes sindicais e gestores públicos, e a construir estratégias políticas que contribuam com a construção de políticas públicas para educação do campo nos estados, além de debater o tema e relacioná-lo com o desenvolvimento sustentável. Para o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, a maioria dos gestores locais não tem dimensão da importância das Educação do Campo.
Embora a educação do campo sempre estivesse presente nas reivindicações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), apenas em 2002 uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu diretrizes para as escolas do campo. Mas a Contag avalia que há muito o que avançar. A discussão sobre uma política de educação do campo muitas vezes não é compreendida pelos gestores locais, por isso a Contag acredita que é necessário criar espaços de diálogos para sensibilizá-los, além de criar meios para que esses gestores executem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação. Por exemplo o CNE determina que o ensino fundamental seja perto de casa, porém muitos municípios utilizam a nucleação e transportam estes alunos para escolas na cidade.
Participarão do encontro, além de líderes sindicais, professores universitários, alunos de cursos de graduação em educação do campo, da
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), do Ministério da Educação e da Secretária de Desenvolvimento Agrário/MDA. Também estarão presentes entidades parceiras que trabalham com educação do campo. A idéia é mostrar experiências bem sucedidas que possam servir de referência para as políticas adotadas pelo governo em relação à educação do campo.