Formação e Organização Sindical

O papel da Diretoria de Formação e Organização Sindical é fortalecer o MSTTR com ações formativas e de organização político-sindical, respeitando suas especificidades. Acompanhar e participar das discussões estaduais e nacionais sobre as políticas e reformas relativas ao sindicalismo, bem como coordenar e capacitar os trabalhadores (as) rurais, promovendo sua participação crítica e política nos espaços de atuação sindical. Além disso, conforme o Estatuto, a diretoria deve propor ações que visam melhorar o grau de consciência e organização da categoria.

Com o desafio de garantir uma formação ampla e crítica para os trabalhadores (as) rurais, o MSTTR tem construído estratégias de formação que contemplem temas recorrentes ao cotidiano da luta sindical e de acesso às políticas de desenvolvimento. Sendo assim, a Política Nacional de Formação – PNF tem se constituído como principal instrumento de definição de referenciais comuns e articulados.

Nesta dinâmica, a formação sindical visa fortalecer a luta política da classe trabalhadora e a implementação e consolidação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, uma vez que, a PNF propõe a transformação da prática político-sindical, qualifica e faz avançar a organização e a luta no movimento sindical, no qual, os sujeitos do campo se reconhecem parte de um coletivo e com capacidades e habilidades para ensinar, aprender e protagonizar a luta sindical.

A Escola Nacional de Formação da CONTAG– ENFOC nasce com o objetivo de evidenciar, formar e fortalecer a organicidade (interação e integração) entre CONTAG, FETAG’s e STTRs.

Com a proposta de formar uma rede de educadores (as) em todo o país, além de formar grupos de estudos sindicais – GE’s constituídos por trabalhadores (as) rurais, criando assim, ações de consolidação do PADRSS. Para isso, a realização de cursos regionais e estaduais da ENFOC é atribuição da Federação através da sua Diretoria de Formação e Organização Sindical, articulada à participação de outras diretorias.

Conheça a ENFOC