Feira mostra a riqueza de gastronomia e artesanato de Minas.

A gastronomia mineira encanta por misturar sabores e histórias, enriquecendo a mesa dos brasileiros. Uma amostra dessa culinária poderá ser apreciada na AgriMinas. A feira apresenta produtos como doces, farinhas temperadas, queijos artesanais e cachaças, vindos das várias regiões do Estado, além de incentivar o fortalecimento da segurança alimentar, com produtos livres de agrotóxicos como o tomate orgânico, alface, entre outros. “Estamos em contato com vários produtores para que o nosso público possa ter a condição de conhecer o tomate puro, sem nenhum conservante, mostrando a importância da sanidade dos alimentos. Precisamos consumir produtos livres de qualquer agrotóxico”, defende Vilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg).

Estarão presentes cerca de 100 expositores, representando as mais diversas regiões do Estado, como a Riacho do Meio (Montes Claros), tradicional pela qualidade dos seus doces cristalizados; a conhecida cachaça Sapezinha (cidade de Cláudio); a Associação dos pequenos produtores da agricultura familiar de Divinópolis (APRAFAD) com licores, conservas, polvilho, bolos, biscoitos, além dos derivados do milho como pamonha, mingau, fubá moinho D’ água, entre outros; e o famoso queijo do Serro (Dom Joaquim). A expectativa é a de que os estandes tenham seus estoques esgotados como nas edições anteriores. Juliano Gonçalves de Souza, expositor representante da associação de Divinópolis, conta que esta será a segunda participação na Agriminas e o objetivo é superar as vendas do último ano. Para isso, o estoque foi reforçado, conforme define: “Estamos levando uma variedade bem maior de produtos, incluindo hortifrutigranjeiros e artesanato. Queremos que os visitantes encontrem os produtos que procuram durante todos os dias da feira.”

A arte feita com as mãos também terá seu espaço na Agriminas 2010. Os projetos de artesanatos chegam com os ricos produtos de tecelagem das comunidades, como colchas, tapetes, jogos americanos e almofadas. Dentre os participantes estreantes, está o projeto de artesanato de Irapé, que agrega comunidades do Vale Jequitinhonha e irá apresentar o grande potencial dos artesãos da região.

Atrações - Entre as confirmadas haverá moinhos de milho e uma demonstração da preparação de rapadura. Shows e palestras também fazem parte da programação, que promete agradar a todos os gostos